Jaime Martins vai a Carmo do Cajuru e prestigia Reinado de Nossa Senhora do Rosário

Deputado cumprimentou fiéis, congadeiros e prestigiou a centenária celebração do município

Na tarde deste domingo (08.19), o deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) cumpriu agenda no município de Carmo do Cajuru e participou das festividades do 134º Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Desde 1883, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário realiza eventos em devoção ao Rosário de Maria na cidade, em uma manifestação de fé, cultura e tradição que contagia todo o município e cidades vizinhas. 

“Participo todo ano da festa e é sempre uma satisfação rever amigos e congadeiros. É uma manifestação cultural histórica, legitima e extremamente rica que precisa ser preservada e passada de geração em geração. Deixo aqui meu abraço a todos que fortalecem e a cada ano buscam transformar e melhorar ainda mais esse evento cerca de simbolismo e religiosidade”, declarou Jaiminho, que acompanhou o cortejo de fiéis e congadeiros da Praça do Cruzeiro até a histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

As celebrações tiveram inicio na última sexta-feira (06.10) e serão encerradas amanhã (09.10). 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Nossa Senhora do Rosário de Carmo do Cajuru foi construída por iniciativa do então tesoureiro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Capitão Antônio Batista Leite Júnior, no ano de 1883. Embora fosse uma propriedade particular, a Igreja do Rosário serviu por Matriz duas vezes: na época de construção da nova Matriz (1906 a 1912) e quando fizeram sua reforma (1941 a 1942). Nela o Arcebispo de Mariana Dom Silvério Gomes Pimenta crismou crianças e fundou a Associação das Damas de Caridade do Sagrado Coração de Jesus, em 1908.

A Igreja também serviu seu espaço para as aulas da Escola Estadual Princesa Isabel na ocasião de sua reforma em 1965. Atualmente, a Igreja só é aberta em ocasiões especiais: em 13 de maio, quando há uma louvação em memória aos antepassados, na Festa da Padroeira, em agosto, e nas festividades do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Elias Costa / Assessoria de Imprensa